Veja qual é o melhor vinho para a carne vermelha


Com o fim do verão e a chegada de temperaturas mais baixas, temos uma ótima oportunidade de degustar receitas deliciosas com carne acompanhadas de bons vinhos.

Essa bebida que é tão cultuada através da história possui um charme realmente inebriante, mas que pode intimidar muitas pessoas que não sabem qual vinho comprar.

Não temam! Neste post, lhe daremos um guia rápido e fácil para escolher o vinho para sua próxima receita.

O vinho para acompanhar o seu prato pode ser escolhido de várias maneiras, como pelo tipo de uva ou pela idade da bebida, por exemplo. Sem contar a regra generalista (mas com um fundo de verdade, como veremos a seguir) de que vinhos tintos combinam com carne vermelha e vinhos brancos com carnes brancas.

Em nosso caso, focaremos apenas nas carnes vermelhas. Também é importante lembrar que um prato pode ser harmonizado com diferentes tipos de vinho! 

Vamos começar por um tipo de vinho específico: vinho rosé seco combina muito bem com carnes magras assadas e pratos muito temperados e picantes. Pratos muito temperados e picantes também combinam bem com vinhos tintos jovens de no máximo 3 anos.

A data de fabricação do vinho sempre é exibida na garrafa, então é fácil saber a sua idade.

Esse vinhos tintos jovens, assim como vinhos com até 7 anos, também combinam bem com carnes magras assadas, estufadas ou grelhadas. Porém, vinhos com mais de 3 anos não são boas escolhas para pratos muito temperados e picantes.

Agora, a melhor escolha para uma carne assada ou grelhada, magra ou gorda, são vinhos tinto reserva com mais de 7 anos. Você pode, é claro, fazer o seu churrasco com um vinho tinto mais jovem, mas se tiver oportunidade de acompanhá-lo de um vinho mais maduro, recomendamos a escolha! 

Outra forma de harmonizar o vinho tinto é através do tipo da uva. Cada tipo de uva harmoniza melhor com um corte diferente da carne.

Para filés, você pode procurar um vinho tinto Pinot Noir. Para o contrafilé, busque um Cabernet ou um Syrah. E para filé da costela, procure Cabernet ou Chianti.

Para outros cortes de carne vermelha, recomendamos a escolha de um vinho tinto Cabernet Sauvignon ou Syrah.

Além disso, você também pode harmonizar o vinho de acordo com o molho da carne.

Para molhos apimentados, você pode procurar um vinho branco Sauvignon Blanc ou Riesling, sendo que o primeiro também é uma ótima escolha para carnes com molhos de limão. Já molhos amanteigados, de queijo ou mais encorpados pedem um vinho tinto Cabernet ou Syrah.

É claro que tudo isso também do seu paladar e você não apenas pode, mas deve quebrar essas regras escolher aquilo que você gosta. Ainda assim, recomendamos que primeiro teste as nossas dicas e faça a sua escolha quando já tiver mais experiência com vinhos e carnes.

Fonte: https://portal.minervafoods.com